A Parissenti e Ribas arquitetura é um escritório interdisciplinar, que atua em vários segmentos do ramo da criação e design, sendo especializado nos seguinte tipos de projetos:

Parques Temáticos
Hotéis e Resorts
Parques Contemplativos
Corporativos
Comerciais
Residenciais

Parques Temáticos

Projetar um parque temático envolve diversas fases de desenvolvimento que vão desde a concepção - a escolha do tema - até a operação do produto. No projeto se trabalha com uma gama de atrações de entretenimento e locais para eventos sazonais ou periódicos, para um grande número visitantes.

Cuidados como processar grandes grupos diários e sua acessibilidade são elementos fundamentais para o sucesso do parque. É muito importante que a estrutura de um parque tenha conceitos sustentáveis, uma área operacional de serviços e fornecedores interligados e isolados do público visitantes. Além de fluxos claros e cadenciados para os visitantes, áreas de paisagismo, no mínimo uma âncora como atração principal, praças para alimentos e bebidas e lojas de souvenires.

Essa área se tornou uma das grandes responsabilidades quando se trata da Parissenti e Ribas, pois o escritório é responsável por projetos arquitetônicos que trazem consigo a essência de um parque temático na Serra Gaúcha. 

Dentre os nossos trabalhos realizados nessa área, estão grandes projetos como:

  • Snowland: O primeiro projeto executado e operado de um parque de neve indoor das Américas, um empreendimento para esporte e entretenimento.
  • Gramado Termas Parque: O primeiro projeto de parque temático com águas termais indoor sendo executado na América do Sul, com previsão de operação em agosto de 2019
  • Super Carros: A Parissenti e Ribas Arquitetura atuou também no projeto de arquitetura desta edificação, antes mesmo de ser usada para abrigar o Super Carros. Um projeto com design contemporâneo foi executado para abrigar essa exposição interativa com carros esportivos e tecnológicos.

Esses foram apenas alguns dos muitos projetos da Parissenti e Ribas. Confira todos no portfólio.

Hotéis e Resorts

Como um dos principais ramos da Serra Gaúcha, e também de outros destinos turísticos ou corporativos, o mercado hoteleiro necessita sempre trazer o máximo de conforto e aconchego para seus hóspedes. A Parissenti e Ribas arquitetura é especialista neste campo e desenvolve um trabalho que se inicia na escolha do tema, ou tipo, do produto, até a sua execução e operação hoteleira, proporcionando inicialmente consultorias, planos de negócios financeiros, estudos de caso, sondagens físicas do terreno para viabilizar o produto para projetos novos ou de retrofit hoteleiro.

A especificação dos tipos de hotéis depende da localização, acessibilidade, redes de infra-estrutura, dimensão e custo do terreno.

Entre os tipos de instalações de hospedagens temporárias se destacam Hotel central, Hotel não-central, Hotel econômico, Hotel de Aeroporto, Hotel de Convenções, Resort ou Hotel de Lazer, Hotel de Selva, Hotel Cassino, Hotel SPA, Hotel Fazenda, Hotel Residencial com sua estrutura fracionada ou com cotas (Apart-Hotel, Flat, Condo-Hotel, Hotel Compartilhado, time-sharing), Hotel Design, Pousada, Pensão ou Albergue, Hotel para Comunidades, Hotel Temático, Resort e Turismo corporativo, Hotel Boutique, aluguel de temporada, casas de repouso, entre outros.

O meio de hospedagem deve, então, ser classificado por representantes legais e atender os requisitos mandatários e eletivos para ser classificado na categoria pretendida.

Dentre os nossos trabalhos realizados nessa área, estão alguns projetos como:

  • Bela Vista Resort: Um projeto de arquitetura com aproximadamente 15 mil metros quadrados de área construída e 199 unidades de hospedagem. O resort se associa ao Bela Vista Café Colonial e conta com uma completa estrutura de hotelaria com lobby, recepção, lounge, bar, restaurante, piscina térmica, sala de jogos, spa e academia.
  •  Gramado Termas Resort SPA: Um projeto arquitetônico com aproximadamente 30 mil metros quadrados de área construída. Contendo 460 unidades de hospedagens amplas (com até 40m² de área útil). O resort oferecerá infraestrutura completa: piscinas internas e externas aquecidas, spas, saunas, academia, sala de jogos, área kids, cinema, biblioteca, bares e restaurantes. Tudo isso, cercado por vales e montanhas que só a Serra Gaúcha oferece.
  • Kur Estação das Águas

Você pode conhecer outros projetos da Parissenti Ribas no portfólio.

Parques Contemplativos

Os parques contemplativos buscam a melhor opção de diversão que alguém pode possuir ao sair para procurar novas experiências.

É um tipo de espaço com baixo impacto construtivo, no qual há tipicamente abundância de vegetação. Estabelecimentos como indústrias ou atividades de médio e alto impacto são proibidas. É comum que o parque esteja ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais, casas de espetáculo, feiras, salões de eventos e restaurantes que respeitem as condicionantes ambientais.

Um parque contemplativo proporciona lazer e recreação aos habitantes da cidade, assim como uma apropriação lúdica do espaço público, e quase sempre possuem playgrounds e campos de esportes, lagos e centros educativos como museus e jardins botânicos.

Os nossos trabalhos realizados nesta área contam com projetos como:

 

  • Museu do Festival de Cinema de Gramado: um projeto interativo e contemporâneo, o MFCG é o primeiro com esse conceito no Brasil e também na América Latina. Conta com uma loja temática de souvenires e um moderno bar com vista privilegiada para a principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros.
  • Gramado Zoo: Com o objetivo de proporcionar uma ambiência entre os animais e o visitante, este projeto cria uma interação com a natureza de quase 1.800 metros. Todos os cenários foram criados com pedras, madeiras e argamassa do próprio local, diminuindo os impactos naturais.
  • Parque Gaúcho
  • Super Letreiro do Lago Negro (um dos pontos turísticos mais visitados da cidade).

A Parissenti Ribas também realizou diversos projetos desse tipo. Conheça-os no portfólio.

Projetos Comerciais

Os prédios comerciais da Parissenti e Ribas buscam sempre trazer a mais bela fachada para cada nova ideia, como por exemplo o Centro Comercial EKR, que cria uma linguagem arquitetônica inusitada na Serra Gaúcha.

Para obtermos sucesso no projetos comerciais devemos buscar uma interação entre o produto com o consumidor e estabelecer uma linguagem clara e direta. Como a concorrência no mercado é forte, o estabelecimento precisa buscar a atenção do seu público-alvo.

Dessa forma o projeto arquitetônico não é suficiente, o escritório de arquitetura precisa ter conhecimento em marketing, neuromarketing, design thinking, neuroarquitetura, entre outras áreas, para ter excelência no produto a ser ofertado. Ou seja, é uma combinação de várias experiências e parcerias num processo interdisciplinar para o desenvolvimento do projeto.

Os projetos que estão dentro da arquitetura comercial são restaurantes, lanchonetes, bares, cafés, lojas, stand de feiras, shopping centers, supermercados, entre outros.

Esses são alguns dos projetos comerciais da Parissenti e Ribas:

●        Bela Vista Café Colonial Roda D’água

●        Bela Vista Café Colonial Torre;

●        Bela Vista Café colonial Porto Alegre (Shopping Total)

●        Ice Bar Snowland

●        Hot Café Snowland

●        Broilo Auto Center;

●        Centro Comercial Mng;

●        Lojas Oi e Café;

●        Racine X;

●        Masotti;

●        Feira do Móvel de Gramado.

Nossos projetos também incluem clínicas médicas, odontológicas, estéticas, de saúde, prédios corporativos e projetos residenciais. Conheça-os no portfólio e entre em contato!